top of page

Notícias SBN

Um breve resumo sobre o Curso Nacional de Residentes (R1)

  • Foto do escritor: Portal SBN
    Portal SBN
  • 3 de nov.
  • 3 min de leitura

A SBN fecha mais um ciclo de cursos oferecidos gratuitamente aos residentes


Aconteceu nos dias 06 e 07 de outubro, na Medtronic Brasil, em São Paulo, o Curso Nacional dos Residentes voltado aos alunos do primeiro ano de residência médica em neurocirurgia (R1).


Durante dois dias, neurocirurgiões e neurologistas situados em São Paulo ministraram aulas teóricas voltadas a temas de neurologia e anatomia e, pela primeira vez, um hands-on oferecido gratuitamente pelas empresas: Panmédica, Panamedical Mizuho, Technicare, Promedon, Macom, Micromar e Zeiss, com o que há de mais moderno relacionado à tecnologia. 



ree

O Dr. José Maria, é neurocirurgião especializado em tumores cerebrais, aneurismas, cavernomas, malformações vasculares e cirurgias complexas da base do crânio. Para ele, foi uma honra poder participar do curso com uma aula sobre pontos crânionéticos. “Este é o início das referências para o residente de neurocirurgia conseguir desenvolver um bom procedimento cirúrgico” diz.



ree

A estreia no curso dos residentes 

A Dra. Iasmim Medeiros, residente do  Centro Médico de Campinas (SP), diz que o curso de R1 tem um tom mais especial do que o dos outros anos, porque os estudantes vêm de uma história de luta e desafios, até conseguir aprovação, passa pelo choque de mudança de realidade, e depois se integra. “O curso é como se fosse um grande encontro de pessoas que conseguiram conquistar seu sonho, somado a todo o conhecimento que a gente consegue obter pelos professores que estão dando as palestras. Felizmente, todos de uma forma muito didática para quem está iniciando”. Ainda segundo a residente, o R1 é um encontro perfeito entre dois sentimentos: “Aprendizado juntamente ao sentimento de estarmos no lugar que a gente tanto queria”.


A importância do curso para a formação em neurocirurgia

A médica diz que espera ter a oportunidade de estar nos cursos nos próximos anos e futuramente, quem sabe, contribuir de outra forma. “Eu acredito que o curso tem um tom de atualização. Talvez, em alguns anos, a gente não consiga ir em todos os eventos de atualização exatamente por estar no processo de formação dentro da neurocirurgia, mas com o curso, a gente consegue ter uma visão geral das atualizações para o que se espera de cada ano, desde o R1 até o R5. O que se espera do R1, ao término daquele ano, é que ele tenha noção das principais atualizações e temas dentro da neurocirurgia. Eu acho ele é essencial e espero que se mantenha por anos e anos“, finaliza animada a residente. 



ree

O Dr. Alexandre Lima, residente do Hospital São Lucas, no estado do Paraná (PR), compartilha que as suas percepções sobre o curso são as melhores possíveis,  já que essa é a primeira experiência dele no curso. “O aprendizado é aprofundado e também uma forma de preparação para a prova do final do ano, então temos que aproveitar bastante esse tempo”. Ainda segundo o médico, ele quer participar de todas as edições do CNR. “Quero participar de todos, até o último que é o R5. Como eu falei, é o nosso dia a dia aqui, então temos conteúdos atualizados para ficar cada vez mais preparado no decorrer de nossa jornada. Gostei muito da parte pediátrica porque ainda não estou na fase de atender crianças, então eu vi como realizar uma Derivação Ventrículo-Peritoneal (DVP), e me chamou muita atenção”, diz o médico. 


A SBN finaliza cinco cursos em 2025. Ao todo foram 11 dias de cursos promovidos pela SBN com coordenação do Dr. Sergio Cavalheiro e do Dr. Italo Suriano. Agradecemos aos preceptores, residentes e parceiros que fizeram que todas as edições do CNR fosse um grande sucesso. 


Para acessar as fotos no CNR 1:



 
 
 

Comentários


bottom of page